Hoje vejo amigos e conhecidos a olharem para Portugal e dizerem que preferem o Japão, os Estados Unidos etc. Certos que estes países são mais ricos, são melhores, as pessoas vivem melhor. Existem muitas razões para nós, portugueses, velhos ou novos, gostarem de outros países. Afinal aqui nada funciona, é só crise! Agora pergunto-me será que estas pessoas que detestam tanto Portugal ou gostam mais dos outros países conhecem realmente o que é ser português, o que é ser Portugal?
Para mim ser português, ser Portugal, é tudo o que vemos nas nossas ruas. É ir a uma praça e ver as mulheres a venderem peixe, é ir às festas tradicionais e ouvir música pimba, é sentirmo-nos em cada rua como se estivéssemos em casa, é rirmo-nos do que não tem piada, é desenrascarmo-nos quando não há outra maneira, é ser o mais simpático e acolhedor, é fazer escabeche a torto e a direito, é conhecer a nossa história, saber o que fomos, emocionarmo-nos com o que fomos, é aspirar a ser melhor cá dentro, é ir às ruas de Lisboa e sentir a nossa história, é ajudar os outros quando eles precisam. Ser português é falhar e recuperar. É ver as nossas festas e festejar. Comer a nossa comida e saborear. Ver as nossas vistas e descansar. Ouvir a nossa música e imaginar…
Portugal para mim é o melhor país do mundo. Portugal é a minha casa, onde cresci e onde quero viver! Este Portugal somos nós com todos os nossos defeitos e perfeições. Eu tenho vergonha de que diz que não tem orgulho em Portugal. Tenho vergonha de que tem vergonha de dizer que é português! Tenho vergonha daqueles portugueses que dizem que o Japão, os Estados Unidos são melhores que nós pois esses não sabem quem somos. Para mim nada é melhor do que chegar a casa depois de um dia cansativo e pensar que pertenço a um povo com mais de 8 séculos de história.
Agora pensem, pensem e repensem. Se estivessem noutro lado qualquer, estariam melhor?
Sem comentários:
Enviar um comentário