Ainda no outro dia, estava a ver o telejornal calmamente, à hora de almoço, descansado da vida. Impávido e sereno, com o meu sentido crítico em baixo devido a toda esta calma, pensando que a informação que me estavam a transmitir era certa e que não havia necessidade de fazer a “filtragem” das notícias que passavam no ecrã. Claro que eu tinha noção que não podíamos confiar em tudo aquilo que ouvimos, mas no meio daquela calma toda e isto de certeza que aconteceu a todas as pessoas, eu não me estava a preocupar.
Até que vi uma notícia que me despertou, uma notícia que me irritou seriamente. Só pensava “Como é que é possível?”. Então nesta dita notícia era noticiado como em muitas notícias o estado da crise e neste caso os cortes do salário. Disseram que um ordenado de 4000 euros iria passar a um ordenado de cerca de 2300 euros e eu pensei “O que? Não pode!”, então os cortes iam ser de 10% no máximo. Fiquei intrigado. Mais tarde no noticiário, noticiaram que o ordenado de que falavam era em bruto, ou seja, sem incluir os descontos.
Pois o que me deixou a pensar foram os milhares de pessoas não atentas, que estavam ali, a almoçar aquela hora, com as defesas em baixo e tinham visto a notícia sem sequer pestanejar e provavelmente disseram, à boa maneira portuguesa “Meu deus, que ultraje!”, enquanto a informação estava a ser dada estava, vamos dizer “incompleta”. Agora imaginem essas pessoas a contarem a outras pessoas aquilo que tinham ouvido. Se pensarem assim no final de contas temos milhares de milhões de pessoas que achavam que com um ordenado de 4000 euros o corte seria de 1700 euros, enquanto na realidade o corte será apenas de 150.
Pois então, para mim o que estes ditos “jornalistas” realmente fazem é desinformar. Desinformam o público que não é atento, que já foi desinformado muitas vezes e isto tudo acaba por formar uma discussão desinformada, pessoas desinformadas e principalmente um país desinformado.
De muitas coisas que eu já vi de mal e também de bom neste país, esta é efectivamente das coisas que mais me enoja, mais me provoca repulsa, e para mim um dos maiores problemas do país. A vocês só vos peço uma coisa, estejam atentos, porque nem tudo o que vem na televisão, lêem no jornal ou ouvem no café é a verdade, a verdade realmente verdadeira.
Sem comentários:
Enviar um comentário