quarta-feira, 6 de abril de 2011

A minha opinião sobre "os Maias"

Como disse o poeta Konstantinos Kavafis (1863-1933), não se pode esperar mais de Ítaca do que, as esplêndidas aventuras vividas na viagem até à mesma. Assim se sucede na leitura de Os Maias. Chega-se ao final do romance e conclui-se que esta história podia ser adaptada a qualquer novela mexicana. Acompanhando a vida da personagem principal, Carlos da Maia, começando pelo tetravô (penso eu) e acabando no próprio Carlos, a família Maia viveu uma autêntica viagem.
No entanto, Eça de Queirós transfere para a mais banal história de amor impossível entre dois irmãos, o espelho da sociedade lisboeta da época e acreditei…da actualidade. São caracterizadas nas personagens da narrativa, os maiores “podres” desta sociedade. Os estrangeirismos, a procura do “chique”, as “francesices”, o diletantismo, a perseverança e a cobardia mostram a mediocridade e a vertente “popularucha” do povo português. O que sejamos sinceros, e apesar de todas as nossas qualidades…perdura.
Bem, tanta conversa e ainda não dei a minha opinião…Então, após a leitura da obra, e tendo em conta a maravilhosa descrição dos cenários que Eça tem o dom de conseguir transmitir para o papel (consegui imaginá-los de uma forma tão intensa que me parecia já sentir os cheiros). Nomeadamente, as descrições das fantásticas paisagens de Sintra até às barulhentas ruas da baixa lisboeta. E após seis longos meses de leitura, por ter sido obrigada a lê-la (o que nunca torna as coisas mais fáceis), gostei da história, da envolvente e da moral sobre a vida deixada no final. Quanto a esta moral, não vos direi nada sobre…deixo-vos sim, o desafio para a leitura de…Os Maias!

3 comentários:

  1. acho que nunca vou ter a paciencia para ler o livro todo! ahah bem vim aqui para vos dizer que vos pus no meu blog na zona dos "blogues da minha equipa" para que quem vier para ver o meu blog pode tambem ir ao vosso. Contiuem a escrever gosto bastante deste vosso espaço!

    ResponderEliminar
  2. É tal e qual como dizes! Beijinho e continuem.
    P.S. Não sei como seguir este blog!!

    ResponderEliminar
  3. Esqueçam o comentário anterior, já consegui! :)*

    ResponderEliminar