sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Cavaco Silva - PR 2011

Nota prévia: todas as opiniões apresentadas sobre todos os candidatos à Presidência da República são criadas a partir do conhecimento que é mais acessível ao cidadão comum (o site do candidato, comunicação social e etc) e não criadas a partir do estudo intensivo das características do candidato, não devendo por isso ser encaradas como factor de decisão no momento do voto mas sim como reflexão.

Cavaco Silva

O candidato Cavaco Silva, na minha opinião, apesar de se uma pessoa séria, consciente e entendida em todos os assuntos, não é de longe o melhor candidato à Presidência.

Eu penso isto por variadas razões: o trabalho dele no mandato anterior na minha opinião foi completamente submisso, quase transparente. Não falava sobre nada, nunca comentava nada, nunca falava com os Portugueses, não explicava nada, resumindo, nunca se sabia o que ia na cabeça do nosso Presidente da República. O PR, tala como eu já tinha dito, é suposto ser um líder, em todos os sentidos da palavra. Penso que Cavaco Silva não o é, nem tem carácter para o ser. Outro dos motivos é a falta de transparência quanto ao caso BPN. Um Presidente da República deve, num caso como o dele, deve explicar o que realmente se passou com toda a transparência possível. Não deve referir-se a documentos que estão aqui ou acolá como aconteceu no debate com Manuel Alegre. Por fim, Cavaco Silva, durante toda a campanha foi atacado constantemente por todos os candidatos mas conseguindo manter sempre a calma. Isto para mim não é uma qualidade, isto é o que se chama jogo político. Ao não responder faz parecer que é um coitadinho e que o estão sempre a atacar, desviando a atenção do porque dos ataques, tornando-o quase como um santo que nunca fez nada e que é inocente.

Os pontos positivos que eu vejo neste candidato são os seus saberes tanto em economia como a experiencia que tem de ter sido Primeiro-ministro. Estes são os pontos fortes penso eu.

Este provavelmente será o vencedor das eleições, mas com muita pena minha. Eu penso que é preciso uma pessoa nova, fresca e não os mesmos dinossauros que nos levaram ao ponto que estamos. Mas tal como vários candidatos já apontaram, na democracia não há vencedores antecipados, portanto parece que vamos ter de esperar até dia 23 de Janeiro para ver.

Para saberes mais sobre Cavaco Silva:

4 comentários:

  1. É da tua opinião que o cavaco nao esclarece o assunto das acções do bpn,fazendo desse facto um jogo politico,sendo uma das razões que tu apontas para a falta de carater e de aptidão para ser presidente da republica.Ambos sabemos que a tua opiniao sobre o "engenheiro" jose socrates nao é má de todo,pois olha,freeport e caso das escutas,sao exemplo da maior incompetencia que o dirigente que ocupa o lugar de primeiro ministro pode ter,nunca esclareceu nada,tem a lata de dizer que nao está envolvido em nada quando se sabe que devido aos amiguinhos na justiça nunca foi ouvido,se a tua opiniao for imparcial,também nao deveriamos ter este primeiro ministro,mas claro nem se pode comparar a vergonha que é este homem ao professor cavaco silva,sem duvida alguma o melhor candidato,devido até ao bem que já fez a este país no passado,se nao fosse ele ainda estávamos na "parvónia",reflecte amigo...

    ResponderEliminar
  2. Amigo tiago, eu aqui nao estava a falar do sócrates, estava a falar do Cavaco Silva, portanto vamos ter calma, e tudo bem tu tens uma opinião, eu tenho outra, agora é preciso reconhecer que a menira como ele lidou com o BPN não foi a melhor de todo.

    ResponderEliminar
  3. E sobre ele ter nos tirado da parvónia, pode ter toda a razão, mas tens que perceber que todos os governos antes do sócrates inclusive tiveram a sua quota-parte de culpa na crise em que estamos, que tenha-nos tirado da parvónia ou não... mas prontos, eu sei que para ti, tudo o que seja PSD é santo, agora daí a isso ser facto, ainda tem que andar muito.

    ResponderEliminar
  4. As falhas que apontaste ao cavaco,que nao são verdade(bpn),pois está mais que provado que o senhor nao fez nada de ilegal com as acções, e sim pode nao ter esclarecido o que aconteceu mas porque esse assunto já está resolvido á uns aninhos.mas claro que tenho de relacionar com o socrates,pois as falhas que apontaste são as que ABUNDAM no caracter e na acção do primeiro ministro.E nao tem a importancia para a discussão fazer ironia com o psd ser santo,poruqe ninguem disse isso.

    ResponderEliminar