(Atenção este artigo pode conter spoilers)
“A minha mãe dizia sempre que a vida é como uma caixa de chocolates, nunca se sabe o que nos calha”, esta é sem dúvida a frase do filme e é também o inicio de uma incrível história de uma das mais impressionantes personagens da história do cinema. Achei interessante postar esta crítica no blog pois gostaria que todos os leitores a lessem e comentassem o que acharam deste filme. Na minha opinião, este filme tem lugar cativo nos 5 melhores filmes de todos os filmes. Ganhou 6 Óscares sendo de destacar o de melhor filme e de melhor actor Tom Hanks.
Sentado numa paragem de autocarro, Forrest conta a incrível história da sua vida às pessoas que ali esperam. Fala então da sua infância do aparelho que usava para andar, de como era gozado pelas outras crianças, o facto de ter apenas um QI de 75 e com isso não conseguia ser admitido numa escola, e fala também da sua melhor amiga de infância, Jenny. Mas eis que um dia o aparelho que Forrest trazia nas pernas é destruído e é ai que ele descobre a sua incrível habilidade de correr.
Depois disso é jogador de futebol americano, medalha de honra da guerra do Vietname, melhor jogador do mundo de ping-pong, apresentado a 3 ou 4 presidentes americanos, funda uma marca mundialmente conhecida de camarões pela qual fica milionário casa e tem um filho com Jenny.
Para além disso a ideia de situar a vida de Forrest em momentos importantes da história dos E.U.A. é bem conseguida pois é uma forma “suavizada” de mostrar imensos acontecimentos que fazem parte da história do país no século XXI. É de destacar o trabalho de montagem de imagem e efeitos visuais que inserem Forrest em imagens reais sobre acontecimentos importantes e personalidades não menos importantes como o Presidente Kennedy, por exemplo, em que se consegue que Forrest o cumprimente e fale com ele. O que não é bem conseguido é a história de amor de Forrest e Jenny. Ele sonha em revê-la todos os dias, ela não. Jenny acaba por representar, ao contrário de Forrest, o lado menos feliz da história americana: a degradação dos jovens desde o álcool às drogas. Sabemos que Forrest a ama, mas ela é inconstante e aparece e desaparece da vida dele vezes sem conta, e dessas vezes em algumas fica a ideia de que só vem quando precisa da ajuda do seu velho amigo de infância.
Para finalizar deixo por isso o meu voto que é muito positivo acerca deste filme e por isso aconselho a todos os leitores do blog que disponibilizem umas horas para ver esta obra prima do cinema.
Bons filmes!
Classificação: 10/10
Sem comentários:
Enviar um comentário