quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

"Um caso de polícia" - PR 2011





Uma das últimas sondagens que saiu e que foi anunciada foi uma da autoria da empresa Marktest, encomendada pelo Diário Económico e pela TSF. Nesta sondagem, que foi amplamente divulgada pelos media dá uma vitória com cerca de 60% a Cavaco Silva, na primeira volta.

Pois recebi um mail sobre esta sondagem e vou vos tentar expelicar porque é que este é um caso de polícia.

Se tivermos o trabalho de ir ver as letras pequeninas das sondagens podemos constatar várias coisas. Nesta sondagem podemos ver a vergonha que estes valores são. Então, a amostra são 802 individos, maiores que 18 anos, com telefone fixo. A representatividade é a seguinte:   Grande Lisboa 156 inquiridos (19,5% do total);   Grande Porto 88 inquiridos (11,0% do total);   Litoral Norte 155 inquiridos (19,3% do total);  Interior Norte 181 inquiridos (22,6% do total);   Litoral Centro 129 inquiridos (16,1% do total); Sul, mesmo incluindo a Península de Setúbal, 93 inquiridos (11,6% do total). Ou seja, se pegarmos no caso do Sul incluido Setúbal, podemos ver que 11,6 % dos individos entrevistados sopostamente seriam do sul. Se formos comparar com os dados da destribuição da população no território podemos ver que algo não bate certo. Na Grande Lisboa, reside 20% da população, no Grande Porto 12,7%, no Litoral Norte 20,1%, no Interior Norte 11,9%, no Litoral Centro 15,7% e no Sul 19,6%. Neste caso a maior descrepancia está no Interior Norte (existe 11,9 % da população e são intrevistados 22,6 %) e no Sul (em que na sondagem apenas são entrevistados 11,6 % dos individos e na realidade existem 19,6 %). Só a partir deste dados podemos ver que esta sondagem é uma completa anedota, e que dá uma importância extrema ao Interior Norte, deixando as intenções de voto no Sul de parte.

O pior é que a anedota ainda não acabou. O mais fantástico é que dos 802 individos que foram escolhidos apenas 22,6 % respondeu, ou seja 181 individos e destes 35,5 % respondeu que não sabia, ou seja, apenas temos 116 respostas. Isto é impressionante. Esta sondagem poderá influenciar milhares de pessoas a votar em algum candidato com base em 116 respostas em que a maior parte são pessoas que vivem no Norte.

Como nota final tenho apenas a dizer que isto devia ser divulgado e penso que com isto devem ficar com a ideia de que as sondagens nunca são coisas exactas e que nunca o teu voto deve ser influenciado por elas.

P.S.: Yay! O blog chegou às 1000 visitas. Já é um número considerável. Obrigado a todos que lêem e estejam atentos às novidades!

Sem comentários:

Enviar um comentário